Siga nas redes sociais  
 









ANO V - Nº. 52
Fevereiro/Março - 2008

Ponto de Vista do Presidente


Participar é preciso
Neste primeiro Folha Sindical do ano, gostaríamos de reafirmar nosso compromisso com o desenvolvimento da categoria de empregados em edifícios, seja na busca da
n e c e s s á r i a q u a l i f i c a ç ã o profissional seja
na introdução de benefícios à qualidade de vida dos associados.
Conseguimos atravessar o ano de 2007 de forma brilhante, com uma boa campanha salarial e o sindicato atuante, apesar das pressões do Governo, por meio de índices duvidosos de inflação oficial, e das ameaças constantes em nosso campo de trabalho.
Em 2008, os desafios não serão diferentes. Eles só mudam de intensidade.
O importante é que a nossa disposição de enfrentar e superar os obstáculos continue viva, como é tradição da categoria.
Para que o sindicato siga nesta linha, é preciso não apenas o empenho da diretoria, mas que os empregados em edifícios continuem participando das atividades organizadas pela
nossa entidade, como as campanhas salariais, assembléias etc. Nesse sentido, sugestões são sempre bem-vindas.
Vale lembrar que o sindicato só é forte quando tem uma r e t a g u a r d a igualmente sólida.
Por isso, é de f u n d a m e n t a l importância que os a s s o c i a d o s mantenham em dia
as mensalidades. É com estes recursos que conseguimos garantir uma boa rede de benefícios nas mais diferentes áreas, fato que é reconhecido até por sindicados co-irmãos.
Portanto, mãos à obra. Temos muito por fazer, especialmente no que diz respeito ao campo
de trabalho.
Santos vem assistindo a novos empreendimentos imobiliários, o que tem repercussão na
oferta de emprego.
Diante deste cenário de desenvolvimento, é vital que o mercado profissional seja preenchido de forma legal, sem os atravessadores e oportunistas que comandam as falsas cooperativas e as terceirizadas.

NOSSOS DIREITOS

Fiscalização ampliada

O Sindicato e o Ministério do Trabalho estão ampliando os esforços para garantir que os direitos dos empregados em edifícios sejam respeitados nos condomínios. O presidente Pedro Francisco de Sirqueira lembra que já fizemos vários pedidos junto ao órgão federal para apurar eventuais irregularidades nos edifícios quanto aos contratos dos trabalhadores.
Aqueles condomínios que estiverem cometendo abusos serão notificados para corrigir os problemas. Nossa preocupação é quanto à participação de falsas cooperativas e empresas que terceirizam serviços na área comum dos condomínios. Vale ressaltar que o Ministério do Trabalho já manifestou sua posição contrária à atuação desses expedientes em nosso campo profissional, reforçando o que determina o Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Os companheiros também podem ajudar, identificando a ação dessas empresas nos condomínios santistas e avisando ao Sindicato.


NOVO CONVÊNIO

Quer gastar menos com medicamentos???

Preocupado com a saúde dos trabalhadores da categoria, o sindicato firmou novo convênio com a Farmácia LEVEN, com facilidade no pagamento: desconto de 15% em todos os medicamentos manipulados e homeopatias, entrega em domicílio e uma massagem relaxante de brinde nas compras acima de R$ 49,00. Para tanto, basta o associado apresentar sua carteirinha no ato da compra, retirar seu vale-massagem
e agendar seu horário. Além disso, a LEVEN também possui cosméticos, aparelhos e outros produtos, inclusive para diabéticos.
Segundo a farmacêutica Andréia Ribeiro, responsável pela Farmácia LEVEN, os preços dos medicamentos manipulados podem ser até 90% mais baratos que os remédios industrializados. Portanto, compare os preços e economize. Solicite ao seu médico sua receita com opção pelo medicamento manipulado e venha tomar um café conosco. Aguardamos sua visita!
   
Rua Tolentino Filgueiras, 49
Gonzaga - Santos - SP
Tel: (13) 3289-9557
www.leven.com.br

CURSO DE SEGURANÇA
Segurança em Condomínios

Curso implantado no Sindicato pode ser exemplo no Estado

 

O nosso curso de Segurança em Portaria de Condomínios, criado em 2000, pode se tornar uma referência para outras cidades no Estado, segundo revelou o 1º tenente Argeo Arias Rodrigues, comandante da 5ªCompanhia do 6º BPM/ I.
 
O sindicato vai se tornar um exemplo em termos de prevenção de segurança na área dos condomínios. Esta, pelo menos, é a intenção da Polícia Militar, que espera desenvolver nas cidades do Interior paulista o curso de segurança em portarias de condomínios nos mesmos moldes adotados pela nossa entidade. Na segunda quinzena de janeiro, realizamos mais um evento que novamente contou com boa participação da categoria.
Feito em plena temporada de verão, e sempre em parceria com a PM, o curso abordou as medidas de prevenção para garantir a segurança de funcionários e condôminos.

Nesta edição foi apresentada uma novidade: a distribuição de uma cartilha ilustrada com as recomendações básicas para que o trabalhador (zelador, porteiro, faxineiro ou manobrista) mantenha a devida atenção no seu respectivo posto. O livreto, intitulado Medidas Preventivas de Segurança, foi confeccionado pelo 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior (6º BPM/ I) e complementa as orientações dadas nas palestras para a categoria.
O 1º tenente PM Argeo Arias Rodrigues Filho, comandante da 5ª Companhia do 6º BPM/I e
responsável pelo curso no sindicato, ressaltou a realização do evento em janeiro. “A população da Cidade quase triplica nesta época, tornando necessária a ampliação das informações repassadas aos trabalhadores”.

Curso de Segurança no Sindicato deve servir como modelo para outras cidades

PARCERIA QUE DEU CERTO

Animado com o sucesso do evento, o tenente Argeo entende que a parceria feita entre a nossa entidade e a PM deu certo e que é possível estender o projeto para os demais municípios paulistas. “Nosso objetivo é que o Sindicato dos Empregados em Edifícios de Santos se torne uma referência em outras regiões do Estado”, destaca. No seu entender, as cidades precisam adotar eventos como este, de forma periódica, como uma ampliação dos procedimentos preventivos contra a ação de marginais.
O sucesso do curso pôde ser medido pelas várias reportagens na Imprensa: no jornal A Tribuna, no Expresso Popular, na TV Tribuna e na Rádio Bandeirantes, de São Paulo.
 

O tenente Argeo coordena o curso

A diretoria do Sindicato também reforçou a importância do evento: “Já faz oito anos que organizamos o curso, sempre com boa frequência de participantes. Além de garantirmos a qualificação do funcionário, estamos trabalhando efetivamente para o esquema de prevenção, que é o objetivo principal”, destaca o presidente Pedro Francisco de Sirqueira


Confira os convênios firmados pelo Sindicato, que oferecem descontos especiais.


NÃO ESQUEÇA

SALÃO DE FESTAS

Pessoal, o Salão de Festas só pode ser requisitado para os associados e seus dependentes (esposa e filhos até 18 anos). O problema é que tem gente que ainda insiste em requisitá-lo, repassando-o para terceiros, sob o argumento de dar de presente a um parente. A ocorrência implica em exclusão do quadro social. Afinal, trata-se de um dos nossos mais importantes patrimônios. Contamos com a compreensão dos companheiros nesse sentido. Todo o associado é também um guardião do patrimônio do Sindicato. Vamos colaborar!

 
 

PLANOS DE SAÚDE

Os planos de saúde que mantemos em convênio com a Santa Casa estão atrelados ao pagamento da mensalidade social. Portanto, os que deixarem de pagar a mensalidade do sindicato, serão excluídos tanto do quadro de associados de nossa entidade bem como do plano de saúde.

 
 

MENSALIDADE EM DIA

Mantenha sempre em dia o pagamento da mensalidade. Com isso, teremos condições de garantir e até ampliar as conquistas e benefícios. Lembre-se que seu sindicato já possui uma enorme rede de atendimento, com médico, dentista, advogado, oculista, departamento de aposentados, salão de festas, exames laboratoriais, corte gratuito de cabelo e muitas outras coisas.Todos esses benefícios são também para a esposa e filhos (até 18 anos completos).

 

O calor e o sol estão chegando aos poucos, mas prometem tempo muito quente. Melhor assim, pois a nossa barraca de praia voltou a ser armada no mesmo local de sempre, em frente à Igreja do Embaré, aos sábados, domingos e feriados.

SERVIÇOS

Aposentadoria não exige a saída do emprego

Esse desligamento não é mais exigido desde 1991

Hoje, o empregado não precisa mais deixar o emprego para receber aposentadoria por idade ou tempo de contribuição do INSS. Esse desligamento não é mais exigido pela Previdência desde 24/07/91, quando a Lei 8.213 revogou o Decreto 87.374, de 8/7/82. Isso, entretanto, não impede o trabalhador de receber PIS/Pasep e Fundo de Garantia, após a concessão da aposentadoria, mesmo que continue a trabalhar.
Já no caso da aposentadoria por invalidez, o trabalhador deve deixar o emprego e não poderá trabalhar enquanto estiver recebendo o benefício. Porém, se recuperar a capacidade de trabalho, deixará de receber a aposentadoria. No caso da aposentadoria especial, ocorre uma situação diferenciada. Nesse tipo de benefício, o empregado não pode voltar a exercer nenhuma atividade considerada insalubre e que
dê direito à aposentadoria especial.
A aposentadoria por tempo de contribuição integral exige 35 anos de contribuição para o homem e 30 para a mulher, sem necessidade de idade mínima.
A aposentadoria por idade é concedida para o homem com 65 anos e à mulher com 60 anos. Além disso, é necessário ter um tempo de contribuição que varia, a partir de 2008, de 13 anos e seis meses a 15 anos, conforme a data em que a pessoa se filiou à Previdência e o ano em que completará a idade exigida. A aposentadoria por invalidez exige, além da incapacidade para o trabalho, um tempo mínimo de 12 meses de contribuição. No caso de algumas doenças graves, não é exigido tempo mínimo de contribuição.
Já para a aposentadoria especial, o segurado deve comprovar que trabalhou todo o período necessário exposto a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física. Para mais informações sobre os benefícios da Previdência Social, pode-se acessar o site www.previdencia.gov.br ou ligar para o número 135, da Central de Teleatendimento da
Previdência. (ACS/SP)

Fonte: Ministério da Previdência - 18/2/2008

O Sindicato mantém um Departamento de Aposentados que esclarece esta e outras dúvidas a respeito do tema. A cargo da diretora Virgína, o setor dá orientações diversas e faz contagem de tempo para aposentadoria, que podem ajudar o trabalhador num momento tão importante de sua vida profissional. Ela está todas as tardes, a partir das 15 horas, no Sindicato.

A barraca de praia está de volta

Praia é uma diversão acessível e agradável. E os companheiros podem aproveitar as delícias de um final de semana à beira-mar em nossa barraca de praia. Ela voltou a ser armada no mesmo local de sempre, ali, bem em frente à Igreja do Embaré.
Portanto, quando estiver de folga, vá até lá e curta um dia de sol junto com os colegas.

Sindicalize-se
 
Sindicato forte é categoria forte. Para se tornar associado, basta a Carteira Profissional, CPF, RG e pagar a mensalidade de R$ 15,00.Informe-se no Sindicato.


Veja as vantagens de se estar associado ao sindicato

Sindicato celebra novos convênios e amplia rede de benefícios
Clique aqui e confira


Edições Anteriores


   
 
Rua Júlio Conceição,238 - Vila Mathias Santos/SP 11015-540
Tel. (13) 3234-1706/3232-7560/3234-7196 e Fax (13) 3327-8668
 
© Copyright 2003 SINDEDIF-Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvido por CSA Design