Siga nas redes sociais  
 









ANOV - Nº. 60
Julho / Agosto 2010

Seu Adão, com prestígio em alta


Seu Adão, após 33 anos de trabalho, a aposentadoria merecida e o respeito profissional.
Aos 61 anos e aposentado recentemente, seu Adão da Silva sabe muito bem o que é deixar o posto de trabalho com a moral elevada. Por 33 anos ele trabalhou como zelador no Edifício Dois Córregos, no Boqueirão, em Santos, sempre cativando a admiração e o respeito dos condôminos. Com todo esse prestígio, quando decidiu encerrar seu período de labuta, advinha?
Não quiseram que ele deixasse o posto, tamanha a confiança que depositavam em sua competência profissional.
“Há mais de três anos que eu estava aposentado, mas os moradores me pediam para continuar”, lembra seu Adão.
Quando não teve mais jeito, ele comunicou sua decisão ao síndico e aos demais condôminos. Afinal, depois de tanto tempo no batente e no mesmo local, chegou a hora de descansar. A dedicação que o fez tão admirado foi retribuída pelo condomínio. Além dos direitos que tinha a receber, ganhou uma gratificação.
Qual o segredo para este carisma?
Seu Adão explica: “Olha, me dediquei da melhor forma possível.
Resolvi princípio de incêndio, salvei muita gente. Às vezes, quando havia um problema, não chamavam o síndico. Em primeiro lugar, iam falar comigo e à qualquer hora. Podia ser até de madrugada. Eu, da minha parte, jamais disse não a qualquer condômino”.
Boa vontade. Este é o instrumento de trabalho inseparável de seu Adão, que avisa: “Só não quebrava parede, mas resolvia de tudo”. Nos 40 apartamentos do Edifício Dois Córregos, o zelador aposentado conta que procurou melhorar a qualidade de seu trabalho. “Fiz todos os cursos no sindicato, entre eles o Zelador do Século 21 e os de segurança”.
Casado e pai de dois filhos, Seu Adão agora planeja uma vida mais sossegada no Interior. Antes, dá um conselho aos mais jovens: trabalhar com honestidade, associar-se ao sindicato e fazer os cursos para estar sempre melhorando”. É isso aí!
 

Seus direitos
Aposentados e seus direitos

Você sabe o que é desaposentação? Como ficou o reajuste dos benefícios de quem recebe acima de um salário mínimo? O que é fator previdenciário? Pois bem essas e outras dúvidas dos aposentados foram respondidas pela advogada Karla Duarte de Carvalho Pazetti, que mantém convênio com o nosso sindicato. Ela falou sobre estes temas na reunião em nossa sede. Apesar da chuva e do frio do dia 16 de julho, cerca de 30 aposentados foram conferir as explicações dadas pela dra. Karla.
Se você perdeu, fique atento: ao longo do ano faremos novos encontros. A diretoria do sindicato também está estudando uma reunião da advovada com os trabalhadores que estão na ativa. Assim que houver a confirmação da data, vamos comunicar.


PONTO DE VISTA DO PRESIDENTE

Participação, um direito que fortalece

Companheiros e companheiras, há momentos na vida em que a nossa participação é mais do que necessária. De uma forma ou de outra, são situações que mexem com o nosso dia a dia, com o pão que levamos para casa, com as contas a pagar, com a educação dos filhos e também com os momentos de lazer a que temos direito.
Já iniciamos a campanha salarial dos empregados em
edifícios para o período 2010/2011.
A primeira assembleia geral foi marcada para o dia 29 de julho. Vamos ter mais assembleias e esperamos contar com a presença de nossa categoria.

E por que é importante participar? Porque agindo assim, os companheiros e companheiras podem opinar, acrescentar itens na pauta de reivindicações sugerir percentuais de reajuste etc.
Todos sabem que uma pauta em discussão nem sempre é aprovada pelos patrões. No entanto, quando debatemos entre nós,
antecipadamente, estamos abrindo um conjunto de opções. E se perdemos em algum item, podemos ganhar em outros. É assim que funciona. Agora, mais importante do que tudo isso é demonstrar ao sindicato patronal que temos uma categoria simples, mas agerrida, que sabe onde lhe aperta o calo.
Nunca é demais repetir que volta e meia surgem temas contra os trabalhadores nos meios políticos. Daí a importância da mobilização. Aliás, foi essa junção de forças que sensibilizou o Congresso Nacional e o presidente Lula a conceder o reajuste de 7,72% para os aposentados que ganham acima do salário mínimo. E foi uma verdadeira queda-debraços.
Alguém pode dizer: mas eles (os políticos) iam atender porque é ano eleitoral. Pode ser, mas é mais um motivo para que pressionemos a quem de direito. Agora, se lá do alto eles percebem que não há mobilização, simplesmente ignoram as necessidades dos trabalhadores. Portanto, participem e ampliem sua força.

 

Vem eleição por aí. Fique ligado nos candidatos

Toda eleição é sempre a mesma coisa: somos cercados por dúvidas. Em quem votar? Qual candidato é mais confiável? O que ele pode fazer pela minha comunidade? de que forma ajudará os trabalhadores? Enfim, estes questionamentos são normais a qualquer cidadão. As propagandas são inúmeras, assim como as promessas. Já vimos este filme antes. Da nossa parte, queremos que os candidatos respeitem os compromissos com sua gente, seja na comunidade onde mora ou no ambiente de trabalho.
Quanto ao eleitor, antes de escolher seu representante, saiba mais sobre a pessoa que pede seu voto. Mas, se estiver na dúvida, consulte sua entidade sindical sobre os candidatos que realmente estão comprometidos com os seus ideais.

 

FIQUE LIGADO

Novos telefones do sindicato
Confira e marque em sua agenda: 3234-1706, 3232-7560, 3234-7196, 3232-1232 e fax 3327-8668

Auxílio-doença:
INSS pode ter errado cálculos

Se você é segurado do INSS por auxílio-doença e recebe - ou recebeu o benefício - depois de novembro de 1999 fique atento: os valores podem ter sido calculado errado, o que prevê o direito ao pagamento, pelo órgão previdenciário, das diferenças dos últimos cinco anos, mesmo que não esteja mais recebendo.
Quem explica é a dra. Karla Duarte de Carvalho Pazetti: “A mesma regra vale para os aposentados por invalidez. Isto porque o Artigo 29 da Lei 8213/91, com as mudanças introduzidas pela Lei 9786/99 passou a prever o cálculo do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez com base na média aritmética simples dos maiores salários de contribuição correspondentes a 80% de todo o período contributivo”.
O assunto é meio complicado porque envolve questões do Direito.
Mas se você se encaixa nesta situação (ter recebido ou estar recebendo o auxílio-doença depois
de 99), é possível que o benefício tenha sido pago com defasagem.
“Ocorre que o INSS, baseado no Decreto 3048/99, utiliza-se de critério diferenciado para o segurado que conta com menos de 144 contribuições, prejudicando o cálculo do benefício. As diferenças dependem do valor dos salários de contribuição do período básico de cálculo e do tempo em que o trabalhador recebe o benefício e podem chegar a R$ 5.000,00”

Dra. Karla Duarte de Carvalho Pazetti
Escritório Cavallini Advocacia,
Rua Bittencourt 141, conj. 55, Vila Nova
Santos/SP - Tel. 3221-8089

   

Confira os benefícios para associados e dependentes

Advogado: para defender seus direitos na Justiça do Trabalho e orientações pessoais: terças-feiras, às 8:00 às 9:00 horas, e sextas, às 14:00 às 15:00 horas;
Dentista: para você e seus dependentes, diariamente das 8 às 10 horas;
Clínico geral: também para você e seus dependentes, às quartas e quintas-feiras, a partir das 8 horas;

Oculista: dr. Antônio Carlos e dra. Márcia, na Av. Ana Costa, 254, cj. 13, para você e seus dependentes (antes, é preciso pegar guia no sindicato e estar com a mensalidade em dia);
Departamento de Aposentadoria: cuida de todos os processos de aposentadoria, dos auxílios previdenciários, das perícias e das pensões das viúvas - a partir das 15 horas;
Departamento de Orientação Trabalhista: para conferir se os recebimentos de salários e horas extras estão corretos. Pela manhã;

Bolsa de Empregos: estamos reestruturando este setor no sentido de ajudar na recolocação do companheiro que estiver desempregado;
Salão de Festas: para casamentos, aniversários ou batizado dos filhos;

Exames médicos: de qualquer natureza. As coletas são feitas no próprio sindicato por um profissional especializado.
Prótese e tratamento de canal: convênio facilitou atendimento odontológico.

 

NÃO ESQUEÇA

: : SALÃO DE FESTAS : :

Pessoal, o Salão de Festas só pode ser requisitado para os associados e seus dependentes (esposa e filhos até 18 anos). O problema é que tem gente que ainda insiste em requisitá-lo, repassando-o para terceiros, sob o argumento de dar de presente a um parente. A ocorrência implica em exclusão do quadro social. Afinal, trata-se de um dos nossos mais importantes patrimônios. Contamos com a compreensão dos companheiros nesse sentido. Todo o associado é também um guardião do patrimônio do Sindicato. Vamos colaborar!

 

MENSALIDADE EM DIA

Mantenha sempre em dia o pagamento da mensalidade. Com isso, teremos condições de garantir e até ampliar as conquistas e benefícios. Lembre-se que seu sindicato já possui uma enorme rede de atendimento, com médico, dentista, advogado, oculista, departamento de aposentados, salão de festas, exames laboratoriais, corte gratuito de cabelo e muitas outras coisas.Todos esses benefícios são também para a esposa e filhos (até 18 anos completos).


Sindicalize-se
 

Sindicato forte é categoria forte. Para se tornar associado, basta a Carteira Profissional, CPF, RG e pagar a mensalidade de R$ 20,00. Informe-se no Sindicato.



Veja as vantagens de se estar associado ao sindicato

Sindicato celebra novos convênios e amplia rede de benefícios
Clique aqui e confira


:: Edições Anteriores ::


   
 
Rua Júlio Conceição,238 - Vila Mathias Santos/SP 11015-540
Tel. (13) 3234-1706/3232-7560/3234-7196 e Fax (13) 3327-8668
 
© Copyright 2003 SINDEDIF-Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvido por CSA Design