Siga nas redes sociais  
 









ANO V - Nº. 51
Novembro/Dezembro - 2007

Ponto de Vista do Presidente


Confiança, um pacto de honra
Estamos prestes a terminar mais um ano. Apesar das dificuldades, podemos dizer, mais uma vez, que o saldo foi positivo. Houve algumas batalhas, que enfrentamos com o apoio da categoria. Isto sim é importante. Com os companheiros e comanheiras unidos em torno do sindicato, conseguimos a força necessária para superar os grandes desafios que se apresentam.
Duas tentativas de dividir a categoria fracassaram. Uma, no primeiro semestre, quando aventureiros se lançaram a uma iniciativa para dominar funções que historicamente estão vinculadas aos empregados em edifícios. Sindicatos coirmãos da Baixada Santista e outros companheiros impediram essa ilegalidade.
Outra, mais recente, ocorreu há poucos meses e com os mesmos objetivos.
Novamente, a nossa mobilização bloqueou a tentativa.
Essas lutas são comuns de tempos em tempos. Temos que ficar alertas para evitar outras iniciativas desse gênero. Nosso sindicato tem passado, presente e futuro.
Uma história não se destrói do dia para a noite.
Por outro lado, ganhamos reforço contra outras ameaças, ainda mais perigosas.
Não bastasse o forte apoio que nos dá a Sub-delegacia do Trabalho da Baixada, também a
Delegacia Regional do Ministério do Trabalho engrossou nossa campanha para acabar com as cooperativas ilegais e as empresas terceirizadas que burlam a legislação trabalhista
enquanto exploram nossa mão-de-obra.
Aliás, a função de um sindicato não se esgota apenas na questão salarial.
É muito mais ampla. A nossa missão, enquanto diretores da entidade, é a de contribuir decisivamente para o engrandecimento da categoria na sociedade. E isto se faz proporcionando uma rede de atendimentos nos mais variados campos, bem como no enfrentamento das batalhas que se apresentam no cotidiano. Temos a consciência de que
as tarefas são árduas. Porém, o que nos torna fortes é saber da confiança que a categoria
deposita em quem os representa.
E confiança, para nós, é um pacto de honra.

Feliz Natal e um próspero Ano-Novo

Aos associados, integrantes da categoria de empregados em edifícios e simpatizantes, a diretoria deseja um feliz Natal e um próspero Ano-Novo, repletos de alegria. E que tenhamos, em 2008, mais um ano de conquistas. Para isso, é preciso que continuemos unidos, participativos e com coragem para vencer novos desafios.

Conscientização
No trabalho, a preocupação com o meio ambiente

Zelador implanta coleta seletiva e ajuda a preservar meio ambiente

No condomínio onde trabalha, o zelador José Vicente
Ferreira dá sua contribuição por um mundo melhor.
 

Preocupação com o meio ambiente significa estar ligado ao que o futuro reserva para as novas gerações, compostas por nossos filhos e netos, por exemplo. Isto também é qualidade de vida. Foi com esse pensamento que o zelador José Vicente Ferreira tratou de pôr a mão na massa e fez do prédio onde trabalha um foco de conscientização. Já há algum
tempo, ele organizou lixeiras específicas para os materiais (vidro, plástico, papel, metal, óleo
de cozinha e pilhas) descartados pelos moradores dos 373 apartamentos do Condomínio
Edifício Solar do Embaré.
Há cerca de oito anos, José Vicente participou do curso Zelador do Século 21, promoção
conjunta do nosso sindicato com a Universidade Santa Cecília. Dali, nasceu uma consciência ambiental. “Depois, conversando com o síndico e moradores daqui do prédio que também tinham CCoonnsscciieennttiizzaaççããoo essa preocupação, colocamos em
prática a coleta seletiva de lixo”. Os recipientes são devidamente identificados para cada tipo de material. Com o óleo de cozinha, por exemplo, ele envia o que é recolhido para a Organização nãogovernamental Trevo, que o reaproveita para fazer sabão. As pilhas, que provocam danos ao solo, são encaminhadas para postos específicos, como o Banco Real .
Funcionário do Solar do Embaré há 25 anos, José Vicente diz que a iniciativa dá resultados práticos em termos de conservação do condomínio e de integração dos moradores. “Para nós, empregados em edifícios, o trabalho é mínimo e o ganho, muito grande para todos”. Pela sua experiência de vida, ele sabe o que fala quando o assunto é meio ambiente. “Na
minha terra (Paraíba), eu já tomei muita água contaminada de poço”.
É isso. Vivendo e aprendendo.


José Vicente no trabalho: preocupação com as novas gerações


SALÁRIOS
Aumento de 6% é vitória da categoria

Com o acordo fechado com o sindicato patronal, categoria
obteve 6% de reajuste, índice que representa ganho real.

Aumento salarial acima da inflação

Mais uma negociação salarial concluída. E o que é melhor: apesar das dificuldades, não houve atropelos. O índice de 6%, com aumento real, foi decidido nas várias rodadas de conversações que mantivemos com os patrões.
“Não abrimos mão dos nossos direitos e esgotamos todos os argumentos para obter o reajuste”, diz o presidente Pedro Francisco de Sirqueira.
Segundo ele, o lado positivo das negociações é chegar a um acordo que satisfaça a categoria sem precisar apelar para outros recursos, como o dissídio coletivo.
Pedro lembra que em outras épocas, foi necessário ir para o Tribunal Regional do Trabalho. “É claro que se houver algum problema, vamos para o TRT. Mas, sabemos o quanto isso é desgastante, principalmente para a categoria, porque muitas vezes a decisão demora e o trabalhador fica sem o aumento salarial”.
O presidente reforça o pedido para que a categoria se mantenha coesa junto ao sindicato e participe, sempre, das assembléias e das reivindicações. “Sem a presença do associado, o sindicato fica mais fraco e sem poder de negociação com os patrões. Na verdade, precisamos unir forças cada vez mais até para lutar contra os maus empregadores”.


ATENDIMENTO
Mais convênios, mais qualidade

Sempre com objetivo de garantir mais e melhores serviços aos associados, a diretoria do sindicato vem ampliando a rede de convênios com as mais diversas atividades.
Nos últimos três meses, por exemplo, foram firmados 61 novos convênios, que oferecem descontos especiais para quem é sócio da nossa entidade.
“A intenção é assegurar bons profissionais para atender aos trabalhadores em edifícios”, diz o vice-presidente José Maria Félix. Desta forma, já são quase 70 entidades ou profissionais conveniados com o sindicato.
Félix lembra que o sindicato mantém, em sua sede, uma rede de atendimento que assegura um tratamento especial para os empregados em edifícios e seus dependentes. “Mas, decidimos ampliar a cobertura em vários setores”. É verdade. Tanto que o associado encontrará à sua disposição, com bons descontos, academias, escolas, médicos em diferentes áreas, serviços automotivos etc.
Na última edição do jornal Folha Sindical, os associados receberam um encarte com os novos convênios. Consulte a relação ou busque informações na secretatia do sindicato.

O sindicato estará fechado nos dias 21, 24, 26, 27, 28 e 31 de dezembro
para reparos, lavagem da caixa d´água e dedetização.
No dia 2 de janeiro, a entidade volta a reabrir.


CURSO DE SEGURANÇA

Uma idéia que deu certo
O último curso de Segurança em Portaria do ano foi sucesso.

O sindicato realizou o último curso do ano sobre Segurança em Portarias de Condomínios, junto com a Polícia Militar. Como sempre acontece, o nosso salão esteve lotado de participantes que aproveitaram as boas dicas de especialistas da PM. No evento, um grupo de policiais de Assis, no Interior do Estado, também acompanhou o seminário. Foram realizadas ainda palestras com técnicos da Sabesb e profissionais da DPaschoal


A barraca de praia está de volta

Praia é uma diversão acessível e agradável. E os companheiros podem aproveitar as delícias de um final de semana à beira-mar em nossa barraca de praia. Ela voltou a ser armada no mesmo local de sempre, ali, bem em frente à Igreja do Embaré.
Portanto, quando estiver de folga, vá até lá e curta um dia de sol junto com os colegas.

Sindicalize-se
 
Sindicato forte é categoria forte. Para se tornar associado, basta a Carteira Profissional, CIC, RG, duas fotos (3x4) e pagar a mensalidade de R$ 15,00.Informe-se no Sindicato.



Veja as vantagens de se estar associado ao sindicato

Sindicato celebra novos convênios e amplia rede de benefícios
Clique aqui e confira


Edições Anteriores


   
 
Rua Júlio Conceição,238 - Vila Mathias Santos/SP 11015-540
Tel. (13) 3234-1706/3232-7560/3234-7196 e Fax (13) 3327-8668
 
© Copyright 2003 SINDEDIF-Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvido por CSA Design