Siga nas redes sociais  
 









ANO V - Nº. 58
Dezembro 2009 / Janeiro 2010

Ponto de Vista do Presidente


Festas de fim de ano:
hora de refletir

Natal e Ano-Novo são duas ocasiões que nos levam a pensar no que construímos ao longo de 12 meses. São tempos em que avaliamos os nossos erros e acertos, as dificuldades e a superação dos obstáculos.
Vamos falar sobre como as festas nos levam a recordar seu real significado, muitas vezes esquecido: a presença de Cristo em nossas vidas e o quanto devemos apagar as mágoas, os dissabores e os problemas que só nos levam para baixo. Afinal, a grandeza do ser está justamente na capacidade de perdoar.
É preciso confraternizar, seja com os pais, os filhos, os parentes de uma forma geral ou com os amigos e colegas de trabalho, da escola, da rua etc. Afinal, não há mal que dure para sempre. Vale recordar uma frase de um poeta americano que morreu no século passado:

“Quando, na vida, uma porta se fecha para nós, há sempre outra que nos abre”. Em geral, porém, olhamos com tanto pesar e ressentimento para a porta fechada, que não nos apercebemos da outra que se abriu”. Portanto, companheiros e companheiras, neste novo ano que se inicia, vamos acreditar mais em nós mesmos, buscar forças para enfrentar os desafios. E se barreiras surgirem, tentemos outros caminhos. É assim a existência.
Essas são as palavras de confiança e de fé que passamos a toda a nossa categoria.
Em 2010, teremos, sim, muitos desafios, como a aprovação dos benefícios aos aposentados e pensionistas, a redução da jornada de trabalho e a vigilância pelos direitos adquiridos. Sozinhos, não vamos a lugar algum. Porém, juntos crescemos e somos capazes de gritar alto por nossos direitos.
A nossa diretoria e os funcionários do Sindicato desejam a todos um Feliz Natal e um próspero Ano-Novo!
Na certeza de nos revermos para mais uma jornada, até 2010!

 

A Norma Regulamentadora 24, do Ministério do Trabalho e Emprego, assegura, em todos os locais de trabalho, o fornecimento de água potável, em condições higiênicas, sendo proibido o uso de recipientes coletivos. Ou seja, é obrigatório haver bebedouros de jato inclinado

 
O Sindicato ficará fechado nos dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de dezembro de 2009 em recesso devido aos trabalhos de manutenção, conservação e reparos na edificação e demais instalações. A partir do dia 4 de janeiro de 2010, retomaremos as atividades normais

FIQUE LIGADO

Novos telefones do sindicato
Confira e marque em sua agenda: 3234-1706, 3232-7560, 3234-7196, 3232-1232 e fax 3327-8668

A barraca de praia voltou, sob nova direção e melhor

Nossa barraca de praia está armada no mesmo lugar de sempre, em frente à Igreja do Embaré. Os companheiros e companheiras, bem como seus dependentes, podem aproveitar este espaço proporcionado pelo Sindicato num dos melhores pontos da praia de Santos. Portanto, aos sábados, domingos e feriados, vá até a barraca e aproveite seu dia de lazer.
   

CURSO DE SEGURANÇA

Curso de Segurança em Portaria de Condomínios: como sempre acontece,
o auditório do Sindicato ficou lotado para o último evento do ano.

Em busca da especialização


Grande frequência: desde 2000, os cursos deixam o sindicato completamente lotado

 

Mais uma vez, o Sindicato ficou lotado para o Curso de Segurança em Condomínios, realizado em novembro.
Instrutores da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros mostraram aos participantes as principais técnicas de prevenção relativas ao desempenho no posto de trabalho, no que diz respeito à própria segurança e ao bem-estar dos moradores.
Foi o último curso do ano. “Nós estamos vendo o grande interesse que esse tipo de preparação desperta nos trabalhadores. Por isso, há dez anos, ele é um sucesso entre a categoria”, diz o vice-presidente do Sindicato, José Maria Félix.
Além das técnicas, os participantes recebem cartilhas com dicas práticas do que fazer em situações de risco.
Para Félix, um dos bons aspectos do evento é o caráter preventivo. “Não temos muitas ocorrências desse tipo em Santos, mas é sempre bom deixar o trabalhador devidamente preparado”.
Na Capital, por exemplo, é grande frequência de invasões a condomínios, o que levou o Governo do Estado a criar uma delegacia especializada em investigar e combater a ação das quadrilhas.
De nossa parte, continuaremos a realizar os cursos, se possível mantendo dois por ano.
Ganha o trabalhador, que sai mais preparado e qualificado, e o próprio condomínio, uma vez que busca a segurança de seus moradores.

 

Curso Segurança em Condomínios: categoria muito bem preparada

   

“Já fiz o curso de primeiros socorros aqui, mas foi em 2001. Este, se Segurança, é o primeiro que faço. Acho que é importante porque a gente fica mais atento às coisas que se passam a nossa volta”

Paulo Pedro dos Santos,
guarda noturno em prédio

“É sempre muito importante participar desses cursos. Eu já havia feito em Guarujá e aqui é a primeira vez. O aprendizado vale para o nosso dia a dia, como agir em algumas situações”

Francisco Soares Vieira,
porteiro

   

“Fiquei sabendo do curso pelo patrão do meu irmão. Como estava desempregado, resolvi participar. Espero consegui uma vaga em algum lugar. Melhor ainda é já estar qualificado”

Sandroni da Rocha Guedes,
quer ser porteiro

“Esta é a terceira vez que participo do curso. Vale para cuidar da nossa segurança e também dos moradores do prédio, além de aprimorar os conhecimentos. É uma questão de responsabilidade”

Raimundo Cardoso da Silva,
auxiliar de zelador

 

DIREITOS

Aposentados, a luta vai continuar

Os aposentados brasileiros estão firmes numa luta que envolve todos os trabalhadores brasileiros. É uma tarefa difícil, mas que certamente vai trazer resultados.
Quais as lutas que temos? Fim do fator previdenciário, aquele dispositivo que reduz o valor do benefício, e o reajuste que consideramos justo: mesmo aumento do salário mínimo para todos os aposentados.
O Governo, de sua parte, resiste. Inicialmente, queria dar apenas 6,19%, o que consideramos insuficientes. Resistimos e então os donos do poder fizeram uma nova proposta: conceder um reajuste perto de 8%.
Não é que desejávamos, mas diante das recusas oficiais, as centrais sindicais, os sindicatos e entidades ligadas aos segurados consideram a proposta razoável.
As propostas não foram votadas porque o Congresso considera mais importante, agora, discutir os projetos da camada de petróleo no pré-sal. É possível até que as votações que nos interessam fiquem mesmo para o próximo ano. Vamos continuar mobilizados e empenhados na tarefa de fazer justiça aos aposentados.
Nós, do Sindicato, estamos acompanhando o problema e garantimos todo o apoio necessário. Também temos, entre a nossa categoria, muitos aposentados que ainda lutam por seus direitos. E, regularmente, participam das reuniões. Em novembro, as advogadas Karla Duarte de Carvalho Pazetti e Juliana Duarte de Carvalho estiveram no Sindicato para orientar os companheiros.
   



Aposentados e pensionistas participam das reuniões com advogadas em nosso Sindicato, como em novembro


Um grupo com cerca de 150 aposentados
e pensionistas acampados no Congresso
em novembro: mobilização
 

Confira os benefícios para associados e dependentes

Advogado: para defender seus direitos na Justiça do Trabalho e orientações pessoais: terças-feiras, às 8:00 às 9:00 horas, e sextas, às 14:00 às 15:00 horas;
Dentista: para você e seus dependentes, diariamente das 8 às 10 horas;
Clínico geral: também para você e seus dependentes, às quartas e quintas-feiras, a partir das 8 horas;

Oculista: dr. Antônio Carlos e dra. Márcia, na Av. Ana Costa, 254, cj. 13, para você e seus dependentes (antes, é preciso pegar guia no sindicato e estar com a mensalidade em dia);
Departamento de Aposentadoria: cuida de todos os processos de aposentadoria, dos auxílios previdenciários, das perícias e das pensões das viúvas - a partir das 15 horas;
Departamento de Orientação Trabalhista: para conferir se os recebimentos de salários e horas extras estão corretos. Pela manhã;

Bolsa de Empregos: estamos reestruturando este setor no sentido de ajudar na recolocação do companheiro que estiver desempregado;
Salão de Festas: para casamentos, aniversários ou batizado dos filhos;

Exames médicos: de qualquer natureza. As coletas são feitas no próprio sindicato por um profissional especializado.
Prótese e tratamento de canal: convênio facilitou atendimento odontológico.

 

Justiça condena cooperativa e condomínio por abuso trabalhista

A Justiça do Trabalho da 2ª Região condenou a Cooperativa de Trabalho de Profissionais em Serviços de Condomínio da Baixada Santista (Coopercon) e um condomínio de Santos a pagarem ao porteiro Celso da Silva Matos direitos trabalhistas não recebidos, como horas extras, FGTS e outros.
Ele havia sido contratado como cooperado em julho de 2006 e permaneceu na função até outubro do ano seguinte. “Mas o porteiro passou a ser um empregado convencional, realizando todos os encargos que a função exigia. Nem por isso teve o tratamento trabalhista correto, como direito a horas extras, registro em contrato de trabalho e de recolhimento de fundo de garantia, entre outros”, explica o advogado do Sindicato, José Bruno Wagner.
No entender do juiz do Trabalho substituto, Wildner Izzi Pancheri, o porteiro cumpria jornada fixa de trabalho e não possuía autonomia, tendo que cumprir rigorosamente as ordens e orientações de serviços que eram determinadas pela síndica e condômino.
“A empresa e o condomínio não estavam desinformados. Sempre fizemos alertas”, afirmou o presidente Pedro Fancisco de Sirqueira.



NÃO ESQUEÇA

: : SALÃO DE FESTAS : :

Pessoal, o Salão de Festas só pode ser requisitado para os associados e seus dependentes (esposa e filhos até 18 anos). O problema é que tem gente que ainda insiste em requisitá-lo, repassando-o para terceiros, sob o argumento de dar de presente a um parente. A ocorrência implica em exclusão do quadro social. Afinal, trata-se de um dos nossos mais importantes patrimônios. Contamos com a compreensão dos companheiros nesse sentido. Todo o associado é também um guardião do patrimônio do Sindicato. Vamos colaborar!

 

MENSALIDADE EM DIA

Mantenha sempre em dia o pagamento da mensalidade. Com isso, teremos condições de garantir e até ampliar as conquistas e benefícios. Lembre-se que seu sindicato já possui uma enorme rede de atendimento, com médico, dentista, advogado, oculista, departamento de aposentados, salão de festas, exames laboratoriais, corte gratuito de cabelo e muitas outras coisas.Todos esses benefícios são também para a esposa e filhos (até 18 anos completos).


Sindicalize-se
 

Sindicato forte é categoria forte. Para se tornar associado, basta a Carteira Profissional, CPF, RG e pagar a mensalidade de R$ 20,00.Informe-se no Sindicato.



Veja as vantagens de se estar associado ao sindicato

Sindicato celebra novos convênios e amplia rede de benefícios
Clique aqui e confira


:: Edições Anteriores ::


   
 
Rua Júlio Conceição,238 - Vila Mathias Santos/SP 11015-540
Tel. (13) 3234-1706/3232-7560/3234-7196 e Fax (13) 3327-8668
 
© Copyright 2003 SINDEDIF-Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvido por CSA Design